segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A Praga da Incredulidade

      A maior praga que assola a sociedade moderna é a praga da incredulidade. Com o avanço da ciência, da tecnologia, os homens mais e mais querem ver a prova das coisas. E quanto mais avançam no terreno das provas, mais se distanciam do terreno da fé, do terreno daqueles que são bem-aventurados porque não viram e creram.
      A incredulidade, por isso, aumenta em proporções gigantescas entre os nossos contemporâneos. E ela se manifesta na mente e na vida prática. Na mente, levando o sujeito a descrer de tudo quanto escuta acerca das coisas e Deus. E na vida prática, conduzindo a pessoa a agir como se nunca tivesse escutado a Palavra de Deus e as suas exigências para os homens.
      Por tudo isso, o incrédulo está na rota de colisão com a ira de Deus, posto que a sua incredulidade desfaz de Jesus, o Verbo, desmerece a escritura infalível, suficiente e inerrante, desacredita de todos os profetas e apóstolos e pregadores fiéis, homens dos quais o mundo não era digno. Dessa forma, todos os que vivem na impiedade manifestam a incredulidade na mente, não crendo em nada do que tratam e ensinam as escrituras. Mas também as igrejas estão povoadas de crentes incrédulos, que dizem crer na mente, porém, na prática, são tão incrédulos quanto os demais, que nunca ouviram acerca do evangelho.
      A escritura afirma com toda solenidade que “sem fé é impossível agradar a Deus”; Afirma que “as coisas que vemos são temporais, porém, as que não vemos, são eternas”. A escritura afirma que a fé não entra pelos olhos, mas pelos ouvidos: “Quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna”.
      Portanto, nenhum incrédulo agrada a Deus, pelo contrário, Deus está profundamente irado contra o tal. Deus é a própria verdade e a incredulidade se opõe a tudo quanto seja Deus. Por isso que ela odeia a Deus e é odiada por Ele. Incredulidade e fé são incompatíveis ao extremo. Se esse for o seu caso, corra para Jesus, peça fé, pois Ele é o Autor e o Consumador da fé. Somente com fé você sairá no mortal estado da incredulidade e agradará a Deus.
      Sermão proferido no domindo, Dia do Senhor, 13 de fevereiro de 2011, pelo Diácono Osvaldo Pinheiro, da Igreja Batista Reformada em Caruaru. Foi baseado em Marcos 6:1-6 e foi dividido em dois pontos:
      1) A Incredulidade que se Manifesta na Mente e
      2) A Incredulidade que se Manisfesta no Coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário