quarta-feira, 23 de março de 2011

Os Imperativos da Salvação

Os Verbos da Salvação
      Jesus falou de modo intensivo sobre a salvação e suas demais facetas: como ela se dá, quem a receberá, qual a participação divina e humana e sempre alertou os ouvintes para as duríssimas consequências que acometerão aqueles que não serão salvos.
      Ele demonstrou que o esforço humano, pessoal, à parte de Jesus, não teria qualquer efeito salvífico, porém, tendo recebido a graça, esta move o homem para uma vida de boas obras e de grande responsabilidade e diligência. Mostrou que a cota de Deus é cem e a cota do homem é zero na salvação. Demonstrou que deveria haver pressa da parte dos ouvintes, pois um dia a porta da salvação seria fechada e quem se atrasasse não poderia entrar, mesmo que batesse em profundo desespero.
      Por isso (e principalmente) Jesus alertou os seus ouvintes sobre a eternidade no inferno, e nesse particular Ele utilizou uma linguagem que pudesse transmitir aos humanos as mais intensas dores, agonias, sofrimentos e tudo quanto é adverso, a fim de que os seus ouvintes soubessem exatamente com aquilo que contariam por toda a eternidade, caso não fossem salvos. Jesus os alertou dizendo que eles ficariam de fora das bodas celestiais, e que, enquanto sofriam, veriam os salvos participando das bodas, em plenitude de alegria, enquanto eles estariam chorando e rangendo os dentes. Chorando por causa das dores atrozes e rangendo os dentes por causa do ódio contra Deus, por ter-lhes imposto tamanho sofrimento.
      A salvação é pela graça, pelo favor e Deus, não pode ser alcançada pelos méritos, pelos esforços humanos, mas mesmo assim Deus impõe aos homens a obrigação de uma busca desesperada e frenética pela salvação para, no máximo, enxergarem sua condição de morte espiritual e sua total inabilidade de consertarem os efeitos dessa morte em que incorreram de modo voluntário, declararem-se inaptos e manifestarem toda a glória ao Deus Salvador.
      Sermão do Pr. Edson Rosendo, do domingo, Dia do Senhor, 20/03/2011, baseado em Lucas 13:22-30 e dividido em três pontos (verbos):
          1) Esforçai-vos;
                2) Apressai-vos;
                      3) Alertai-vos.
Faça AQUI o Download do Audio da Mensagem em WMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário