quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sinais da Verdadeira Salvação


      Os sinais da verdadeira salvação são muitos. Cada trecho da escritura apresenta diferentes sinais de quem verdadeiramente nasceu de novo, de quem legitimamente é salvo. Esses sinais não são fabricados pelo homem, mas são decorrência da sua salvação. Assim como o recém-nascido ao chorar faz sinal que está vivo, assim também os sinais são o resultado de alguém ter recebido a salvação do Senhor.
      No episódio do jovem rico, Jesus deixou transparecer alguns sinais inequívocos de quem nasceu de novo.
     O primeiro sinal é que o salvo atribui a sua salvação exclusivamente a Deus. Nem de longe ele afirma ter cooperado com Deus na sua salvação. Ele abomina o ensino herético do livre-arbítrio e afirma: “Só atribuo a minha fé à imensa graça de Jesus”.
     O segundo sinal mostrado por Jesus acerca de quem verdadeiramente nasceu de novo é a disposição de renunciar às coisas que não estão de acordo com a vontade de Deus. O salvo de verdade renuncia a parentes queridos, a esposa, marido, filho, empresa, altos salários, fama, prestígio, riquezas, bens, caso estas coisas estejam obstaculizando sua fé, seu crescimento na escritura, na adoração. O salvo de verdade não faz conta de nada disso e está sempre disposto a assumir qualquer prejuízo, contanto que faça a vontade de Deus. Esse é sinal maravilhoso e inequívoco e só quem mostra é quem, de fato, é salvo.
      O terceiro sinal que Jesus mostrou é que o salvo, por causa das inúmeras perdas materiais, por causa do reino de Deus, recebe recompensas exageradas da parte de Deus já nesta vida e no porvir a vida eterna. Ele recebe recompensas materiais para vier com dignidade e modéstia, e recebe recompensas espirituais que não se podem contar que são visíveis, palpáveis até, tais são as transformações que atingem o salvo verdadeiro. Por isso somos instados pela escritura a provar-nos a nós mesmos, a desenvolvermos a nossa salvação, a confirmar a nossa vocação e eleição.
      Sermão do Pr. Edson Rosendo, baseado em Lucas 18:24-30. Foi divido em três pontos:
          1) O Entendimento de que a Salvação Provém Exclusivamente de Deus;
          2) A Salvação Verdadeira Produz Renúncia;
          3) A Salvação Gera Recompensas

Nenhum comentário:

Postar um comentário