domingo, 9 de outubro de 2011

Ajustando Contas Com os Servos


A Escritura deixa claro que Jesus distribui tarefas com os seus servos aqui na terra e distribuirá muito mais depois da consumação de todas as coisas, quando do término do juízo final. O novo testamento ensina sobre os talentos e sobre as minas que o senhor deixou nas mãos dos seus servos enquanto fez uma viagem a fim de tomar posse do seu reino e retornar.
Essas duas parábolas ensinam que Jesus confiou às mãos dos seus servos tudo quanto tinha, a sua herança e viajou. No seu retorno, esse patrão, já na condição de Rei, convocará imediatamente todos os seus servos, àqueles aos quais confiou a sua herdade, a fim de tomar a prestação de contas deles. Esse período aqui é um período de provas, a fim de que estejamos aptos para tarefas bem maiores quando na nova Jerusalém. Jesus ensinou com toda evidência que, na condição de Rei, no seu retorno, chamará os servos para o ajuste de contas, a fim de que cada um preste contas da mina que recebeu para negociar e, dependendo do resultado, o servo ganhará um número de cidades para administrar [as cidades do reino]. Assim, uns ganharão mais cidades e outros, menos cidades para administrar, dependendo de como se empenharam para administrar as minas do Senhor quando aqui na terra.
Pelo que temos antecipado, vemos que cada um de nós deve fazer a obra do Senhor da melhor maneira, com o maior empenho, com a melhor dedicação. Não nos enganemos: esse momento do ajuste de contas acontecerá. Os que se prepararam bem hão de receber os louvores do Senhor; entrarão na vida eterna com alegria e júbilo porque, sendo fiéis no pouco, foram colocados sobre o muito. Os que não se empenham aqui na terra a favor do reino sofrerão vexame já na entrada, pois não receberão o louvor do Senhor, sendo classificados como relapsos, negligentes, ingratos, irresponsáveis.
O apóstolo alertou veementemente os irmãos de Corinto acerca do julgamento dos crentes, do momento do ajuste de contas. Paulo disse: importa que todos compareçam diante do tribunal de Cristo. Esse tribunal não nos condenará, em nenhuma hipótese, mas distribuirá as tarefas do reino de acordo com a forma como administramos o pouco que o Senhor colocou em nossas mãos antes de viajar e tomar posse do reino.
Esse sermão, proferido pelo Pr. Edson Rosendo, no domingo, Dia do Senhor, 02 de outubro de 2011, foi baseado em Lucas 19:11-27 e foi dividido em três pontos:
1- Jesus Deu as Tarefas aos Seus Servos
2- Jesus Chama Seus Servos para Prestar Contas
3- Jesus Faz o Pagamento do Salário

Nenhum comentário:

Postar um comentário