domingo, 9 de outubro de 2011

Descrevendo a Salvação do Pecador Eleito

Sermão do Pr. Edson Rosendo, no dia 18/09/2011, baseado em Lucas 18:35-43 e dividido em três pontos que responde a seguinte pergunta:
Como se dá a Salvação do Pecador Eleito?
1) Ele Reconhece sua Condição de Desgraça;
2) Ele Supera os Agravantes;
3) Ele Recebe a Cura
Deus elegeu pecadores para a salvação e somente eles serão salvos. Eles nascem debaixo do poder do pecado, da morte espiritual, e, no devido tempo, ouvirão a pregação da Palavra de Deus pela voz dos pregadores e receberão no seu íntimo a chamada do Espírito do Senhor, que lhes abrirá o coração, dando-lhes o novo nascimento e outorgando-lhes fé para crer.
O poder envolvido nesse processo é abissal, descomunal, e é o mesmo poder que foi empregado para ressuscitar Jesus Cristo dentre os mortos. O pecador alcançado, coitado, não participa desse ato milagroso operado pelo Espírito de Deus. A salvação é pela graça sim, e o pecador nada pode fazer. No entanto, a soberania de Deus exige que o pecador reconheça seu pecado, que busque o Senhor, que se arrependa dos pecados, que busque ouvir a pregação do evangelho pela boca dos pregadores. Deus detesta preguiçosos. Isso, no entanto, não significa que o pecador entra com uma parte na sua salvação, não. A glória inteira é de Deus. Ele não divide a sua glória, muito menos a dá a outrem. Os pecadores eleitos começam a ser atraídos pelo Espírito de Deus.
Conta-se que um ovo de águia foi chocado por uma galinha, juntamente com outros ovos de galinha. A águia nasceu com os pintinhos e foi criada como um pintinho. Com o tempo, ela cresceu mais do que os pintinhos, e, num dia, ouviu o piar de uma águia voando nas alturas. O piar lhe pareceu familiar, mas ela vivia no solo. Então, resolveu tentar voar. Na terceira tentativa conseguiu alçar voo. Os demais pintinhos continuaram com a cabeça para baixo, ciscando e comendo grãos, enquanto a águia alçou às alturas.
Assim também se dá com o pecador eleito. Ele começa a ser atraído pela pregação, começa a buscar, começa a gostar de ouvir, começa a se sentir perdido, começa a se enxergar como transgressor da lei de Deus e, de repente, recebe o novo nascimento. Os demais pecadores continuam no pecado, satisfeitos, amando a transgressão, sem qualquer atração por Deus. Por isso que só os pecadores eleitos serão salvos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário