quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Jesus Confunde Jerusalém


Sermão do Pr. Edson Rosendo de Azevedo, do púlpito da 1ª Igreja Batista Reformada em Caruaru, baseado no Evangelho de Lucas 19:28-44 e dividido em dois pontos:
1) Jesus Confunde ao Chegar a Cidade
2) Jesus Confunde ao Realizar na Cidade

Tropeçando na Pedra Angular
As construções antigas tinham sempre uma pedra angular, que era uma pedra grande, aparelhada, com ângulos bem definidos e que servia como ponto de partida da construção, servindo de alinhamento para os dois lados em que a construção seria desenvolvida. Não poderia ser uma pedra pequena, mas sempre era uma pedra grande, a fim de que servisse ao propósito específico.
A Escritura fala de tropeçar na pedra angular, o que consiste num absurdo. Geralmente as pedras em que se tropeçam são pedras pequenas, ou, no máximo, médias. Ninguém tropeça numa pedra grande, de dimensões avantajadas, porque é sempre um objeto que está à vista, patente, óbvio. Porém, quando se trata da enorme pedra chamada Jesus Cristo, a pedra angular por excelência, aparelhada em todas as suas arestas, essa foi rejeitada, reprovada nos testes de qualidade.
Os homens têm reprovado Jesus Cristo. Embora todos tenham ouvido falar nele, não o reconhecem como Deus; não creem nas suas palavras tão graves e tão cheias de avisos quanto aos perigos eternos, não têm qualquer interesse em ouvi-lo, em conhecê-lo, em segui-lo. Prova disso é que os pregadores da verdade se multiplicam, gritam aos quatro cantos da terra, mas o homem permanece na sua indiferença, na sua incredulidade. Por quê? Porque estão tropeçando na pedra angular, uma pedra tão grande, à vista de todos. Tropeçam por causa da cegueira da incredulidade e da miopia do desinteresse.
Os homens, de fato, amam mais as trevas do que a luz. Por isso eles tropeçam em Jesus, uma pedra com essas dimensões. Certa vez, Jesus afirmou: “Bem-aventurado aquele que não achar em mim motivo de tropeço” (Lucas 7.23). Ouvir Jesus, crer nas suas verdades tão contrárias ao ser humano, praticar seus ensinos tão alienígenas, é prova inconteste de que se escapou de tropeçar na pedra angular. Esses são bem-aventurados porque os seus olhos veem e os ouvidos ouvem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário