domingo, 9 de outubro de 2011

Lições Sobre a Conversão de Um Pecador Eleito


Sermão do domingo 25/09/2011, do Pr. Edson Rosendo, baseado em Lucas 19:1-10 e dividido em quatro pontos:
1) O Comportamento de Um Pecador Eleito;
2) O Pecador Eleito é Chamado de Modo Eficaz;
3) O Pecador Eleito Logo Apresenta os Frutos da Regeneração.
4) Jesus Garante a Certeza da Salvação
Os pecadores eleitos estão espalhados por todas as nações, classes sociais, profissões, idades, condições sociais e financeiras. A Escritura conta a história de salvos que estavam na lavoura, no palácio, no tribunal, na escravidão, na pecuária, no trono. Relata eleitos entre os vaqueiros, entre os pastores de ovelhas, entre as prostitutas, entre ladrões, assassinos, perseguidores, malfeitores. Relata a regeneração de jovens, velhos, crianças, moças, rapazes, homens, mulheres, gays, mentirosos e adúlteros.
Jesus ordenou que pregássemos a todos os homens, a todas as pessoas. O apóstolo ordenou que pregássemos aos homens idosos, às mulheres idosas, aos jovens, aos escravos. Pecadores os mais terríveis foram alvo das pregações e dos ensinos de Jesus, e foram efetivamente alcançados. O preconceito do povo se acendia às chamas máximas quando se presenciava Jesus pregando a pessoas que, de tão terríveis, eram descartadas e discriminadas pelas pessoas comuns. Hoje, tanto tempo depois, não podemos mais cometer a mesma discriminação dos tempos antigos (embora o homem seja o mesmo em essência e tendente a tal).
O esclarecimento que nos provém da Escritura nos obriga a novas posturas com relação aos pecadores. De certo, nunca nos conformaremos ao estilo pecaminoso da presente geração; antes, sempre o acusaremos e pregaremos sobre as maldições de Deus destinadas aos transgressores da sua lei.
Por outro lado, nunca nos recusaremos a lhes pregar a verdade, a fim de que saiam do erro em que se encontram, na continuidade do caminho caído, sem qualquer esperança pessoal de retorno à glória de Deus. É para os pecadores que destinaremos a nossa pregação, a nossa intercessão, o nosso socorro. Porém, somente os pecadores eleitos ouvirão a voz dos pregadores, a voz do Senhor, e hão de seguir o Senhor infalivelmente.
Todos quantos o Pai deu a Jesus, esses virão a Jesus, pelo ouvir da pregação. E os que vierem a Jesus, de modo nenhum serão lançados fora, e ninguém os arrebatará das mãos do Salvador, que lhes formará novamente a glória de Deus, perdida por causa do pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário