quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O Cristão e as Autoridades

O Cristão Diante do Governo Divino e do Governo Humano
      Deus, sendo de ordem e decência, instituiu os governos para organizarem a sociedade. Assim, delegou de sua autoridade aos homens, dotando-os de liderança, poder de governar, habilidade no comandar, instituindo hierarquias e subgrupos. Tudo com o fim de criar as condições para um viver debaixo da ordem e da organização, trazendo sossego e bem-estar aos governados.
      Do contrário, como iriam viver os homens, multiplicados sobre a terra? Basta olhar a organização de Israel, dada por Deus, e percebe-se a coerência, a maravilha, a coesão de uma sociedade organizada, com leis, estatutos, penalidades, incentivos, autoridades, cobradores, construtores, tudo visando o bem comum.
      Hoje somos 7 bilhões de habitantes sobre o planeta, e como se viveria nessas condições se não houvesse autoridades? É verdade que os governantes não cumprem seu papel visando o bem comum (e, por isso, hão de ser punidos por Deus), mas, mesmo assim, Deus, em sua soberania, restringe as maquinações dos iníquos governantes, a fim de que não levem a efeito seus perversos intentos. Não são poucas as vezes que vemos Deus destituindo os reis, os governantes, descobrindo-lhes as falcatruas e os expondo ao vitupério público como ladrões. Todos esses fatos são o juízo de Deus sobre as autoridades as quais Ele delegou de seu poder.
      O cristão, por tudo isso, deve obediência às autoridades, deve impostos e deve incentivo a que outros se submetam. O cristão não tem competência para falar mal das autoridades (embora possa representar contra elas pelos meios legais). O reino de Deus e o reino dos homens nada têm em comum, mas os cristãos devem incentivar a paz, ensinando a obediência ao governo civil, desde que esse não ultrapasse a lei de Deus.
      Esse é o conteúdo do sermão do Pr. Edson Rosendo, proferido em 11 de dezembro de 2011, baseado em Lucas 20:19-26 e foi dividido em dois pontos:
      1) Como Deve se Portar o Cristão Diante do Governo Humano;
      2) Como Deve se Portar o Cristão Diante do Governo Divino.
Faça AQUI o download do áudio do sermão no formato WMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário