sábado, 18 de fevereiro de 2012

Deus Destrói os Valores do Homem

Destruindo Valores
      Os caminhos e os pensamentos do Senhor são diferentes dos caminhos e pensamentos dos homens. No entanto, quando alguém nasce de novo, passa pelo processo onde o caráter de Cristo é formado nele. O apóstolo disse aos irmãos da igreja em Corinto: "Nós, porém, temos a mente de Cristo".
      Após o novo nascimento, o evangelho tem todo um trabalho de moldar o homem à semelhança do Criador, num processo de reabilitação da glória de Deus no homem. Nessa caminhada, Deus começa a desfazer os valores do homem, trazendo-lhe novos valores para avaliação e aceitação.
      À medida que o tempo avança, o crente passa a enxergar as coisas na visão de Deus, passa a planejar e a executar as coisas da vida segundo a visão do Senhor. A sua fala, o seu procedimento, as suas afeições, tudo isso é moldado à semelhança da vontade de Deus, em grande afinação com Ele.
      Deus é especialista em destruir valores equivocados, valores que um dia foram valores, porém, entraram em desuso. Foi assim que Jesus tratou de desmistificar Jerusalém, o templo, a cidade santa, aqueles valores da antiga aliança que perderam o sentido com o advento de Cristo. Não foi uma tarefa fácil, pois até hoje esses valores ainda estão em voga na vida de muitos crentes, desatualizados em dois mil anos. Mas, no dia-a-dia, Deus também age conosco, em nós, desfazendo valores que consideramos em alta, substituindo-os por outros a que nenhum valor nós dávamos. E nessa tarefa precisamos jogar fora muito lixo que julgávamos ser pepitas de ouro, descartar conceitos longamente cridos, mas que diante de Deus são imundas elaborações humanas e carnais.
      Nesse processo, há perdas, renúncias, prejuízos, deposição de armas, rendição, capitulação. Quando Jesus age, as amarras cegas do humanismo são desfeitas na vida do crente, libertando-o velozmente à medida que ele avança na Escritura e na atenção à Palavra de Deus. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
      Sermão do Pr. Edson Rosendo de Azevedo, proferido do púlpito da 1ª Igreja Batista Reformada de Caruaru, no domingo 12/02/2012. Foi baseado no Livro de Lucas 21:5-24 e foi dividido em três pontos:
          1) Deus Destrói o Templo;
               2) Deus Destrói a Cidade Santa;
                    3) Deus Destrói o Povo de Israel.
O Sermão pode ser baixado AQUI em formato WMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário