sábado, 23 de junho de 2012

Escarnecendo do Senhor

      O escárnio é a prática que avilta o escarnecido, subtraindo-o de qualquer valor, de qualquer senso ou classificação. Os homens costumam escarnecer uns dos outros, diminuindo seu semelhante, tirando-lhe a reputação, a honra, a história, o histórico, desfazendo seus atos, seu caráter, sua pessoa, seus bens, suas posses, sua família, seu trabalho. 
      O escárnio e a zombaria são práticas capazes de arrasar pessoas e deixá-las indefinidamente na lama, desencorajadas que ficam diante daquilo que delas se disse e fez. Mas não somente os homens são objetos de desprezo e escárnio. Deus também é objeto de escárnio e zombaria por parte dos homens. 
      Quando esteve entre nós, Deus foi vituperado, humilhado, vilipendiado, ultrajado, cuspido, surrado, desafiado. Deus não foi poupado. É evidente que o louvor nada acrescenta a Deus, nem também a zombaria tira do seu caráter e da sua Pes-soa qualquer coisa. Mas, igualmente é evidente que o escárnio contra Deus é uma transgressão contra o terceiro mandamento – "não tomarás o nome de Deus em vão" – como também é uma afronta a um Deus tão santo e tão misericordioso como o nosso Deus. Ora, por quais motivos alguém poderia zombar e escarne-cer de Deus, se Deus é o soberano absoluto e perfeito do céu e da terra? Como alguém poderia zombar e escarnecer de Deus, logo dele, que tem domínio sobre o mar, sobre as águas, sobre os alimentos, sobre as doenças e enfermidades, sobre tudo, na verdade? Os homens que zombam de Deus são soberbos e orgu-lhosos, nada dispondo para Deus ou para seus profe-tas, vivendo de modo dissoluto, ensimesmado, egoísta, transgressor e improdutivo, e de nenhum modo são exemplos para quem quer que seja, mas vivem fada-dos ao fracasso e à ilusão permanentes. Ora, alguém nunca poderá zombar ou escarnecer de Deus. Como poderia a criatura zombar de seu Criador? Com que argumentos a criatura poderia desdizer o seu Senhor, aquele que é governador de todas as coisas? Por isso, nunca o homem se coloca em estágio mais humilhante e estúpido do que quando se presta a zombar ou des-prezar a Deus, o Senhor, aquele que habita em luz inacessível, o Deus santo e gracioso, perfeito e Senhor de todas as coisas.
      Sermão do Pr. Edson Rosendo no domingo 10/06/2012, baseado em Lucas 22:63-65. Foi dividido em três pontos: 1) Jesus Foi Zombado no Seu Ser; 2) Jesus Foi Escarnecido Quando Foi Espancado  no Seu Corpo; e 3) Jesus Foi Escarnecido Quando Foi Desafiado na Sua Divindade.

Um comentário:

  1. obrigado pelas mensagens. Tem me ajudado muito.
    Ass: Emmanuel Borges Nunes (Aracaju-SE)

    ResponderExcluir