segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Como Suportar os Fracos na Fé

Suportando os Irmãos em Amor

      Os pecadores salvos são reunidos no aprisco por Jesus. Porém, cada qual vem de um lugar diferente, de um lar diferente, de um modo de vida diferente, de costumes diferentes. Além disso, as pessoas são diferentes, muito diferentes. E essas diferenças tendem a causar tensões na comunhão, comprometendo a unidade do Corpo – a igreja. E essas diferenças não são, necessariamente, pecados, mas apenas o jeito de ser e proceder que é característico de cada um. 
      Há uma tendência, assim, das pessoas manterem comunhão apenas com quem está dentro de um mesmo padrão, excluindo as demais. E isso não pode acontecer dentro da igreja do Senhor. É preciso que haja tolerância para com aqueles que não fazem parte do padrão aceitável pela maioria. 
      A Escritura ordena que suportemos uns aos outros em amor. Isso exclui a intolerância para com aqueles mais distantes do status vigente. Essa não é uma tarefa fácil. Precisamos nos lembrar de que no laço conjugal, que é a comunhão de somente duas pessoas, essas diferenças causam enormes tensões. Como não haveria de haver semelhantes tensões na igreja, que é a comunhão de muitas pessoas? 
      A doutrina dos apóstolos ordena que perseveremos na comunhão. Sabemos que o termo perseverar é usado apenas em condições adversas para a carne, como perseverar em fazer regime ou perseverar na oração, ou ainda perseverar em estudar a Escritura. Precisamos nos lembrar de que os cristãos em Jerusalém perseveravam na doutrina dos apóstolos. Eles perseveravam porque ela atingia diretamente a carne e seus prazeres, atingia a condição de conforto e delícia da carne. Quem não perseverasse abandonaria a doutrina dos apóstolos facilmente. 
      Assim também acontece com a comunhão: é preciso perseverar nela, buscar conciliação, buscar suportar os maus costumes uns do outro, a fim de esperarmos as mudanças que a Escritura fazem nos crentes, mudanças que acontecem com o passar do tempo. Suportemo-nos, então, uns aos outros em amor.
      Sermão proferido pelo Pr.Edson Rosendo de Azevedo, do púlpito da Primeira Igreja Batista Reformada em Caruaru, no Domingo, dia do Senhor, 04/11/2012. O sermão foi baseado em Lucas 24:36-43.
Faça AQUI do DOWNLOAD do ÁUDIO do SERMÃO em WMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário