terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O Que Acontece Quando o Crente Desobedece


 Castigos e disciplina pela desobediência

      No trato com o homem, Deus castiga os seus pecados, e, quanto mais odiosos são esses pecados, mais atraem os mais severos castigos da parte de Deus.
      Sabemos que os ímpios que não se converterem serão banidos eternamente para o inferno. Mas mesmo antes do desfecho final, Deus lhe castiga parcialmente os pecados cometidos. Semelhantemente com o seu povo, Deus lhe castiga também os pecados. Porém, nesse caso, Deus lhe disciplina para aproveitamento. Ele mesmo pergunta: "Qual seria o pai que não castigaria o filho a quem ama, quando desobedece? Assim também eu disciplino meus filhos, para aproveitamento".
      Embora seja um ato de amor, os meios usados são dolorosos e atraem muitas angústias e sofrimentos, tanto ao transgressor, quanto aos circunstantes. E esses sofrimentos são nas áreas mais variadas: profissional, financeira, psicológica, espiritual e social.
      Deus chegou a infundir pesado terror ao seu povo transgressor, fazendo-o desfalecer. Embora seja um ato de amor e o futuro seja glorioso, a disciplina tem um presente doloroso, desconfortável, angustiante e atribulado. E, quanto mais tenaz e teimoso for o filho, tanto mais Deus pode apertar a disciplina, a fim de conter o impulso da rebeldia que ainda subjaz nos seus filhos.
      No final, porém, Deus será grandemente glorificado e os seus filhos serão amadurecidos e mais e mais santificados, trazendo as marcas do aprendizado, agora permanentes, tornando-se aptos para fortalecerem os irmãos, como se deu com Pedro, que depois de disciplinado recebeu a ordem de fortalecer os seus irmãos, como de fato o fez.
      Deus é glorificado porque a sua bondade será entendida e louvada por aquele que recebeu a disciplina. Foi assim com todos os santos, é assim e sempre será desse modo. Deus nos disciplina para aproveitamento. Foi com esse entendimento que Pedro afirmou: "Se é com dificuldade que o justo é salvo, então onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador?".
      Mesmo passando pelo vale da sombra da morte, o Senhor guia seus filhos pela vereda da justiça por amor do seu nome. Assim, dessa maneira, "em tudo daí graças, porque essa é a vontade de Deus para convosco, em Cristo Jesus".
_________________________________________________________________
      Esse sermão foi proferido pelo Pr. Edson Rosendo de Azevedo, do domingo, dia do Senhor, 09/12/12, do púlpito da Primeira Igreja Batista Reformada em Caruaru. Foi baseado no Livro de Jonas, capítulo primeiro e foi dividido em quatro pontos:
      1) Quando o Crente Desobedece Deus Lhe Dá Prejuízo Financeiro
      2) Quando o Crente Desobedece Deus Atinge os Circunstantes do Desobediente
      3) Quando o Crente Desobedece Deus Lhe Dá Prejuízo Financeiro
      4) Quando o Crente Desobedece Deus Dá a Conhecer a Sua Glória aos Ímpios

Nenhum comentário:

Postar um comentário