segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Uma Despedida Diferente


      Despedidas são sempre momentos de muita emoção, pois as pessoas se separam, se distanciam, e, quando é pela morte, então fortes emoções acontecem. Mas quando Jesus se despediu de seus discípulos para retornar ao céu, não houve tristeza, choro ou saudade, mas, paradoxalmente, aconteceu júbilo, esperança e alegria.
      E tudo isso foi motivado pelas palavras de Jesus, pelas promessas que fez, quando disse que iria, mas que ficaria mediante seu Espírito; quando disse que iria, mas que revestiria seu povo do seu Espírito, capacitando-o a ser testemunha da verdade que Ele pregou.
      Seria uma despedida diferente, pois iria embora, mas ficaria ao mesmo tempo. A presença de seu Espírito na igreja por todo o tempo é a mesma presença do Senhor da igreja em todo o tempo – Jesus. Ele iria embora, mas seus olhos estariam postos em sua igreja por todo o tempo. Ele iria embora, mas seus ouvidos estariam atentos às súplicas de sua igreja em todo o tempo. Ele estaria no céu, mas suas bênçãos estariam sendo derramadas sobre sua igreja dia e noite, como se Ele estivesse aqui, presente, bem presente.
      É por isso que entendemos que Jesus não se aparta de sua igreja. Aliás, sua igreja é o seu Corpo, dizem as Escrituras, nessa figura maravilhosa de intimidade, união e vida. Ele é o cabeça e a igreja, o seu corpo. Ambos estão ligados de forma indelével e inseparável. A cabeça dirige o corpo e o corpo segue as instruções da cabeça.
      Por tudo isso, entendemos que a despedida de Jesus foi uma despedida diferente das demais, pois Ele estaria presente no seio de sua igreja como sempre esteve desde que a instituiu. Os discípulos entenderam assim, por isso, depois que Jesus ascendeu aos céus, eles retornaram para casa tomados de grande júbilo, e foram louvar a Deus no templo, entoando-lhe os salmos e manifestando sua incontrolável alegria.
      Essa deve, portanto, ser também a postura de sua igreja em todo o tempo, pois que o seu Senhor está presente no meio da igreja, vivificando-a e enchendo-a do poder da Escritura, fazendo-a vibrar com a presença e a plenitude de seu Santo Espírito.
      Esse sermão foi proferido pelo Pr. Edson Rosendo de Azevedo, do púlpito da Primeira Igreja Batista Reformada em Caruaru. Foi baseado em Lucas 24:50-53 e foi dividido em quatro pontos que respondem à seguinte pergunta: Por Que Essa Despedida Foi Diferente?
      1) Porque Jesus Nos Abençoou
      2) Porque Jesus Foi Para o Céu
      3) Porque Jesus Deixou os Discípulos em Júbilo
      4) Porque Jesus nos Capacitou a uma Vida de Continuado Louvor

Nenhum comentário:

Postar um comentário