sábado, 2 de fevereiro de 2013

Características de Uma Pregação Eficaz

A PREGAÇÃO PARA O PECADOR
O ímpio, morto espiritualmente em seus delitos e pecados, não necessita ouvir outra pregação que não a do arrependimento. Ele não tem necessidade de outra pregação que não essa, não compreenderá outra pregação que não essa, e nós não devemos lhe pregar outra pregação além dessa. Ele precisa de arrependimento e o arrependimento não virá sem que ele ouça uma memória das suas iniqüidades e um código de punições destinadas aos desobedientes.
O arrependimento consiste em um "meia-volta volver", um "dar as costas à vida antiga", e isso não acontecerá se o ímpio não confrontar sua vida prática com as maldições asseguradas aos que transgridem a lei de Deus.
E, como a pregação sobre a lei, sobre a necessidade de arrepender-se, está distante dos púlpitos, o ímpio tem a garantia de que permanecerá por muito tempo ainda chafurdado na lama do seu pecado, porque seria pelo ouvir da verdade acerca de como tem vivido que ele poderia ser liberto; porém, ele não ouve da boca dos pregadores tal pregação que o libertaria. Pelo contrário, ao ouvir a pregação moderna, o ímpio tem seu ego amaciado, tem a certeza de que suas más obras não são tão más assim, que é exagero do pregador.
Falar-lhe sobre o amor de Deus antes de acusar o pecador de ser um transgressor da lei de Deus é não entender as ordens bíblicas quanto à pregação que se deve pronunciar ao pecador. Se ele não tiver diagnosticado com precisão seu câncer de alma, ele jamais entrará em desespero e recorrerá a Jesus Cristo.
Porém, como terá seu câncer de alma diagnosticado por uma pregação proferida por pregadores que dizem ao ímpio que ele tem valor, que é importante para Deus, que é filho de Deus e pode reivindicar o que quiser? Como o pecador identificará seu mal espiritual se ouve exclusivamente do púlpito da igreja que Deus o ama, que está disposto a fazer-lhe toda provisão?
Spurgeon dizia que a única pregação que pode acordar o pecador dormente de sua condição de morte espiritual é quando ele ouve a pregação sobre a lei de Deus, onde tem a impressão de que está entrando no inferno de fogo.
Por isso que as pregações adocicadas, cheias e slogans, repletas de "Jesus te ama" e mais uma porção de palavras de ordem, nunca produziram impressões de santidade em ninguém.
Dessa forma, devemos pregar ao pecador a mensagem de que ele é um transgressor e que, por isso, prestará contas a Deus dos seus pecados. Essa é a pregação para o pecador, morto em seus pecados. Outra lição ele não escuta e, à medida que está na igreja, ele só faz se fortalecer nos erros em que vive, porque também não escuta a pregação do arrependimento ao longo de sua estadia na igreja, permanecendo um crente infantil todo o tempo (quando se é crente).
Por isso que não há outra pregação para o pecador, que precisa do evangelho, que não a pregação do arrependimento.
__________________________________________________________________
Esses são os argumentos do sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo de Azevedo, do púlpito da Primeira Igreja Batista Reformada em Caruaru, no domingo, Dia do Senhor, 30/12/12 a noite. O Sermão foi baseado no livro do Profeta Jonas, capítulo 3 e foi dividido em quatro pontos:

1) Uma Pregação Eficaz é Ordenada Por Deus
2) Na Pregação Eficaz a Ordem de Deus é Obedecida na Íntegra
3) A Pregação Eficaz Produz Arrependimento
4) A Pregação Eficaz Agrada a Deus


Copie, grave e divulgue. O conteúdo deste blog é livre e tem por finalidade a pregação do Evangelho de Jesus Cristo. Solicitamos apenas que a fonte seja citada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário