segunda-feira, 6 de maio de 2013

Você de Fato Ama a Deus?


     Sendo perpétua, a lei moral de Deus não muda. Ela representa o caráter de Deus. Foi dada desde o Antigo Testamento e reafirmada no Novo. Sua vigência nos diz respeito, e a santidade consiste em obedecê-la. Jesus afirmou que "se me amais, guardareis meus mandamentos". O homem de Deus é convocado a deixar a transgressão da lei de Deus e vir para uma vida de obediência a ela.
     A lei de Deus também nos impõe o monoteísmo, pois Deus é o único Senhor. E o monoteísmo do cristão aponta Cristo como o modo de legitimação desse monoteísmo, pois "ninguém vem ao Pai se não por mim", afirmou Jesus. O crente não possui outro senhor, outro deus, nem bens materiais, tangíveis ou intangíveis, nem Mamom, nem pessoas, nada, nada.
     Para o crente, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. A obediência ao "não terás outros deuses diante de mim" implica em amor por Deus, o que facilmente livra o adorador de profanar o nome e o dia da adoração, cultuando a Deus em espírito, sem imagens ou representações.
     O amor do cristão por Deus ainda o leva a inculcar sua lei nos filhos, em todo o tempo, em todas as oportunidades, narrando exaustivamente os feitos de libertação executados por Deus em favor do seu povo, bem como suas exigências para que o obedeçamos. Os filhos, ouvindo os portentos de Deus, aprenderão a temê-lo, respeitá-lo, a considerar sua Palavra, ouvir a pregação no culto, a entender o valor do próximo e os limites da ação com respeito a ele, e, certamente, serão homens que cumprirão suas obrigações com o meio social. E, em estando no propósito de Deus, tudo isso será usado para produzir nos filhos o novo nascimento, segundo a sua soberana vontade.
     Infelizmente, vivemos numa geração de crentes em que a lei de Deus é desprezada, ignorada, omitida dos púlpitos, levando os crentes a viver uma vida ociosa e relaxada com relação à obediência a ela, tendo como conseqüências a falta de amor pelo Senhor, o apego por outros deuses, uma vida de desobediência e a condução de filhos cada vez mais perversos e maus, mesmo vivendo todos dentro das igrejas. Que Deus nos ajude a reverter esse desprezo por sua santa lei.
_____________________________________________________
     Esse sermão foi proferido pelo Pr. Edson Rosendo de Azevedo, do Púlpito da Primeira Igreja Batista Reformada em Caruaru, no domingo, Dia do Senhor 05/05/2013. Foi baseado em Deuteronômio 6:4-9 e foi dividido em três temas que responde à seguinte pergunta: Você de Fato Ama a Deus?

          I Quem Ama a Deus Obedece a Sua Lei
          II Quem Ama a Deus Não Cultua Outros Deuses
          III Quem Ama a Deus Instrui os Filhos na Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário