quarta-feira, 19 de junho de 2013

Um Gigante Chamado Medo

Ele Peleja Por Nós

Ouvi, ó Israel, hoje, vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; que não desfaleça o vosso coração; não tenhais medo, não tremais, nem vos aterrorizeis diante deles, pois o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar. (Deuteronômio 20.3,4).
No livro de Deuteronômio há muitas lições importantes que foram dadas ao povo de Israel e que são necessárias para nós, hoje. E muitos encorajamentos, também, como este narrado nos versos citados aqui. O povo estava na iminência de entrar na terra prometida, terra que manava leite e mel… um paraíso na terra, diríamos hoje. Deus envia recomendações ao povo antes que entrem em Canaã, e mostra que, embora no ‘paraíso’, eles não serão privados de problemas, desarmonias, pecados, guerras… tanto que recebem as instruções de como deverão proceder em cada uma dessas situações durante todo decorrer do livro.
Assim mesmo somos nós. Quando somos chamados das trevas para a luz, do mundo para Cristo, da morte para a vida, recebemos bênçãos sem medidas da parte de Deus, mas também recebemos duras tribulações, pelas quais deveremos passar confiando em Deus. Ele nos dá as instruções por meio da sua Palavra para que passemos por cada uma das adversidades com sabedoria, discernimento e graça.
Mas não somente recebemos as instruções como temos a gloriosa promessa de que Ele estará conosco. Nas guerras que travaremos ao longo da vida (não necessariamente guerras civis, mas também espirituais, profissionais, familiares, fraternais…), não só receberemos conselhos de ‘como passarmos’ por elas como também teremos o nosso Professor, o nosso Mestre, o nosso Deus, pelejando por nós.
Muitas vezes nos esquecemos disso. Na hora do aperto, tendemos a nos sentirmos sós e achamos que Deus tem coisas maiores para fazer do que ficar conosco. Mas Ele é fiel às suas promessas. Ele peleja por nós e por causa disso, temos a certeza que a batalha já foi ganha por meio daquele que é tudo, em todos.
Esse sermão foi proferido pelo Pr. Edson Rosendo, do púlpito da Primeira Igreja Batista Reformada em Caruaru, no domingo 16/06/2013. Foi baseado em Marcos 4:35-41 e foi dividido em dois pontos:
Como é que o medo surge?
Como podemos superar o medo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário