terça-feira, 20 de agosto de 2013

Quando a Evangelização é Eficaz

Deus criou o homem para sua glória, e o culto público ocupa lugar primordial nesse propósito. Por isso que Deus sempre cuidou em dar instruções minuciosas referentes ao culto.
Desde o primeiro momento, quando fez o sacrifício de um animal para cobrir a nudez dos primeiros pais, Deus deu instruções sobre o culto, ao apontar Jesus Cristo, o Mediador. Depois, por sucessivas revelações, Deus deu instruções detalhadas para que a liturgia fosse se desenvolvendo conforme a luz que Ele acendia, até que completou a revelação, dando a plenitude das instruções para que o culto fosse realizado na sua inteireza, de modo que plenamente lhe fosse agradável.
É por isso que a Escritura é central na revelação de Deus, pois é nesse livro santo e indestrutível que Deus fez registrar as instruções para um culto segundo sua vontade. As tentativas de destruir esse livro aconteceram por toda a história da revelação, quando os inimigos de Deus e do culto encetaram todas as tentativas para calar a adoração ao Deus verdadeiro, mas nunca lograram êxito.
Mesmo nos momentos em que se pensou ter sido destruído o livro santo, por causa da ferrenha perseguição e ódio, Deus fez reescrever todas as palavras da vida, como aconteceu diante dos israelitas, quando a incredulidade deles fez quebrar as tábuas da lei, e também na destruição do livro santo nos tempos do profeta Jeremias, quando o rei, ao ouvir o que tinha sido dito pelo Senhor, tomou um canivete e rasgou o livro sagrado.
Mas, para que o livro se torne aplicável, Deus instituiu os sacerdotes, que aplicavam as instruções do culto à risca, a fim de conduzir o povo na adoração correta, agradando a Deus.
No novo testamento, os pastores e os diáconos foram estabelecidos por Deus para esse fim, para conduzirem a igreja no culto de adoração a Deus.

E, se no antigo testamento, todo rigor e precisão eram exigidos na liturgia do culto, quanto mais não o serão na nossa dispensação, quando a plenitude da adoração pode ser realizada com inteireza!
_________________
Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo, do púlpito da Primeira Igreja Batista Reformada em Caruaru, no domingo, Dia do Senhor, 04/08/2013. Foi baseado no capítulo 9 de Deuteronômio e dividido em três pontos que refletem as formas de evangelização.
1) Quando é Feita na Força do Senhor;
2) Quando é Feita na Fraqueza da Carne;
3) Quando é Feita em Oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário