sábado, 29 de agosto de 2015

Sentimentos do Ímpio Diante da Pregação da Verdade - 23/08/2015

O Que o Ímpio é Capaz de Fazer Diante da Verdade
     O ímpio, ao ouvir a verdade, tem as piores reações possíveis, e devemos sempre considerar isso quando pregamos a Palavra de Deus. A verdade ouvida por ele exige abandono de prazeres espúrios, de rendas desonestas, de vida de mentiras, de renúncia à fama duvidosa, prestígio mundano, que atrapalham a sua progressão na fé e na santidade. A verdade ouvida por ele exige renúncia de poder ilícito, de práticas enganadoras, de manutenção de posições de vantagem, apoiadas em plataformas fantasiosas. E nada disso ele deseja abandonar. Ele aprendeu a ter vida fácil, luxuosa, nababesca, cheia de fama e prestígio, e largar isso é o que ele sequer cogita. Então, quando ele escuta a verdade e ela lhe exige tudo isso, ele se sente ameaçado por ela. Como ele não pode ir contra a verdade, então o jeito é silenciar o pregador. E foi assim que milhares de pregadores fiéis foram mortos pelos seus ouvintes, na história. Hoje isso continua do mesmo jeito, só que engrossado o coro com pregadores infiéis, que deixam de pregar a verdade por medo de perder rendas, salário, fama, prestígio, pretendendo se manterem por cima, enganando seus fiéis com pregações fantasiosas, prometendo-lhes superpoderes. Esses não passam de membros do Sinédrio atual, que preferiu entregar Jesus à morte para não perder seus privilégios diante do império romano. Eles são capazes de tudo.

     Este sermão foi proferido pelo Pr. Edson Rosendo de Azevedo, no dia 23/08/2015, do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru-PE. Foi baseado no texto de João 11:47-57 e foi divido em três pontos:

OUVIR ou BAIXAR

SENTIMENTOS DE AMEÇA:
   1 - Os Ímpios se Sentem Ameaçados;
     * Jesus representa ameaças;
     * Jesus representa perdas.

SENTIMENTOS ASSASSINOS:
   2 - Os Ímpios se Dispõem a Reagir de Modo Extremo:
     * A instrução assassina do sumo sacerdote;
     * O voto de apoio de seus comandados.

SENTIMENTOS DE ENGANO
   3 - Os Ímpios se Enganam  nas Suas Decisões Contra a Verdade:
     * Dizem a verdade sem ter o propósito;
     * Dizem o bem quando querem dizer o mal.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Reações Diante da Morte do Crente - 16/08/2015

     Este sermão foi proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça, em Caruaru-PE, no domingo, Dia do Senhor, 16/08/2015, pelo Pr. Edson Rosendo. Ele se baseou no texto de João 11:17-46 e dividiu o sermão em dois pontos:
     1 - Reações Emocionais:
          * A Dor da Saudade 
               - dos amigos,
               - dos parentes,
               - e do próprio Jesus
          * A Busca Pelo Consolo Divino 
               - por parte de Marta
               - e também de Maria
     2 - Reações Espirituais:
          * Negativas 
               - as críticas de Jesus,
               - a falta de fé na ressurreição,
               - as denúncias contra Jesus,
               - a incoerência do crente
          * Positivas
               - a esperança na ressurreição,
               - os elogios de Jesus,
               - a oração da ressurreição,
               - a fé em Jesus

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A Serenidade de Jesus Numa Situação de Desespero do Homem - 09/08/2015

     Sermão proferido pelo Pr. Eson Rosendo, do púlpito da Igreja Batista da Graça, em Caruaru-PE, no domingo, Dia do Senhor, 09/08/2015. 

     Diariamente os problemas e adversidades da vida rodeiam os homens, e eles tem intensidades diferentes, podendo ser leves, médios ou graves. Com os dois primeiros até que os homens conseguem conviver bem, esforçando-se para resolvê-los mediante meios humanos, contando com a ajuda de um ou de outro, de amigos, vizinhos, profissionais, órgãos do governo e mais uma porção de outras fontes. Porém, aqueles que são considerados graves, os homens se desesperam diante deles. E esses também atingem os crentes, os filhos de Deus e, igualmente, os crentes veem o caos, a tempestade enorme se abater sobre eles, acima das suas forças, acima das forças auxiliares dos amigos e de entes humanos, na verdade, acima de qualquer ajuda que possa vir da terra. É uma daquelas situações em que se diz que “desvaneceu-se toda a esperança de salvamento”. 
     Pois mesmo nesse ponto, o soberano Jesus Cristo mantém a mais perfeita serenidade; Jesus, diante daquela situação que para seus filhos é caótica e insolúvel, mantém o seu perfeito equilíbrio, não se estressando, não se exasperando, não tendo qualquer sombra de ansiedade, pois não apenas Ele tem poder de debelar aquele mal, mas principalmente Ele tem o mais perfeito controle sobre aquela situação, que veio sobre seus filhos de forma soberana, dirigida milimetricamente por Ele, para tanto auferir glória dos seus resultados, como também para fazer exclusivamente o bem aos seus filhos. 
     Por tudo isso, a resposta que os seus filhos devem lhe dar é também a serenidade, a confiança, a gratidão, a aceitação da situação, a resignação, crendo que, por mais que esteja desconfortável e sinistra a tal situação, Jesus é o timoneiro desse barco, e Ele o guia segundo seus ditames infalíveis, justos e bons.

     O sermão foi baseado no livro de João 11:1-4. Foi dividido em dois pontos:

1 - Uma situação Apavorante para o Homem:
     * Uma Enfermidade Mortal é Identificada
     * Uma Providência é Tomada Pelos Parentes

2 - O Procedimento Sereno de Cristo
     * Jesus Recebeu a Notícia com Calma;
     * Jesus Permaneceu Calmo Diante do Problema
     * Jesus Manteve a Calma ao dar a Solução ao Problema

 Faça AQUI o Download do Áudio do Sermão

O Cuidado de Jesus Com a Família do Cristão - 02/08/2015

     É demasiadamente notável o cuidado que Jesus mostra pela família do cristão. O novo testamento mostra o cuidado de Jesus pela família da esposa de Pedro, ao participar da intimidade daquele lar, curando sua sogra febril e participando de uma refeição; O cuidado pela família de Lázaro de Betânia, como Jesus tinha prazer em estar naquele lar, ensinando a Palavra, comendo com eles, suprindo-lhes, instruindo-lhes, exortando-lhes; Como Jesus, mediante os seus apóstolos, cuidou da família de Cornélio, de Lídia, do carcereiro de Filipos, e de inúmeras famílias relacionadas por Paulo e por João, nas suas cartas, como eles se admiravam pela provisão espiritual e suficiência material que aquelas famílias gozavam.
     Mesmo que Deus não salvasse todos os membros da família de um crente – como a família de Isaque, por exemplo, em que Deus odiou o filho mais velho, Esaú, não o amando – mesmo assim, Deus fazia a provisão da instrução da sua Palavra, e ainda prometeu que se o menino fosse instruído na sua lei, ficaria velho e não se desviaria desse caminho, isto é, pelo menos seria um cidadão ético, cumpridor dos seus deveres sociais, sendo útil à pátria, pois a lei de Deus, no mínimo, faz isso.
     Todas as famílias dos cristãos sentem no dia-a-dia esse cuidado permanente e terno da parte de Jesus sobre os seus membros.   
     Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo, do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru, no domingo 02/08/2015. Foi baseado em João 11:1-16. O sermão foi dividido em 4 pontos:
   
     1 - Mostrando o Seu Amor em Favor Dela:
          * O Amor Mostrado Individualmente;
          * O Amor Mostrado Coletivamente.

     2 - Acudindo nas suas Necessidades:
          * Espirituais;
          * Materiais:
          * No Tempo Certo.

     3 - Enfrentando Obstáculos Por Ela:
          * Indo Pra Zona de Perigo;
          * Vencendo os Contradizentes.

     4 - Glorificando a Deus Através Dela:
          * Mediante Enfermidade e Morte;
          * Mediante Fortalecimento de Outros.
     Faça AQUI o download do áudio do Sermão