domingo, 20 de setembro de 2015

Como a Cruz Tem Tudo a Ver com os Homens - 13/09/2015

Todos os homens têm tudo a ver com a morte de Cristo

     Da mesma forma que todos os homens estão obrigados para com Deus, estão obrigados para com a cruz de Cristo. Ela representou a solução definitiva para a queda no pecado e a alienação do homem para com Deus. Deus não conhece remédio melhor para o problema do homem que não a cruz de Cristo. Jesus, o Filho de Deus, teve forte atração pela cruz, pois seu ministério a tinha como foco central, pois que representava a autenticação da sua obra redentora. Tudo quanto Jesus fez tinha como alvo a cruz. Por isso que ele foi resoluto à ela, de modo invencível. Mas não apenas ele teve tudo a ver com ela, mas os gentios também, aqueles que viviam alheios à vida de Deus, descartados da escritura e do culto; Eles também foram aproximados pela cruz. A porta da salvação lhes foi aberta totalmente, e multidões deles entram por essas portas, pondo fim ao opróbrio e à desgraça em que viviam. Mas não somente eles, mas também os religiosos judeus, também foram incluídos na responsabilidade para com a cruz, posto que tinham sido objetos da revelação de Deus e a tinham desprezado. Sobre eles pesou grande advertência de andarem na luz enquanto a tinham, pois logo, logo a oportunidade cessaria e eles poderiam andar em trevas, por terem desprezado a cruz. Foi assim que muitos correram para ela, e até hoje ainda correm. A cruz chama todos os homens a irem para Deus, mostrando que só por ela alguém poderá ser salvo.

     Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo de Azevedo, do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru-PE, no domingo, Dia do Senhor, 13/09/2015. Foi baseado em João 12:20-36 e foi dividido em três pontos:

     1) A Aplicação da Cruz para os Incrédulos:
          * Os incrédulos se interessam por Cristo (v.20-22);
          * Os incrédulos têm o acesso liberado para Cristo (v.23-24,32);
          * Os incrédulos precisam saber o que Cristo exige e dá (v.25-26).

     2) A Atração de Cristo Pela Cruz:
          * Ele vai resoluto para a Cruz (v.27,32-33);
          * Na Cruz, Ele vai glorificar o Pai (v.28);
          * Na Cruz, Ele vai vencer a ignorância do povo (v.29-30);
          * Pela Cruz, Ele vai vencer Satanás (v.31).

     3) A Advertência da Cruz para os Religiosos:
          * A Cruz adverte os que ouvem mas não procuram compreender (v.34);
          * A Cruz os adverte que podem ser apanhados pelas trevas (v.35);
          * A Cruz os adverte a que devem se apressar pela luz (v.36).

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

As Contradições em Torno do Rei dos Reis - 06/09/2015

A Simplicidade do Rei dos Reis Confunde a Todos
     O evangelho é simples do começo ao fim. O ministério e a vida de Jesus aqui na terra foram marcados pela humildade e pela simplicidade. Também a vida e o ministério dos apóstolos e dos profetas. Isso confundia a todos. A não percepção desse fato levava o povo a enaltecer Jesus, julgando-o como o Libertador de Israel do jugo romano. O Sinédrio o desconheceu como Messias por causa da sua simplicidade, por ser de Nazaré, por não ser da Judéia. Os próprios apóstolos ficaram confusos com tanta simplicidade de Jesus. Não tinha sequer uma casa, ao contrário das raposas e seus covis, e das aves e seus ninhos. Ele, como Rei, entrou em Jerusalém não em uma carruagem de luxo, mas montado em um jumentinho. Seus trajes reais foram de púrpura de quinta categoria, tingida numa roupa de palhaço, sob escárnio dos soldados romanos. Seu cetro de Rei foi um caniço, pegado num canto qualquer do depósito de trastes. Seu trono foi a cruz. Os seus seguidores não são sábios segundo o mundo, nem de nobre nascimento. Toda essa simplicidade do reino de Deus na terra confunde os que não tem fé e os que não crescem na fé. Muitos hoje, insatisfeitos com essa simplicidade, tentam repaginar o evangelho, tornando-o luxuoso, pomposo, alterando a sua mensagem para uma vida de riqueza e de saúde, de prosperidade material em todas as áreas. Mas isso não é o evangelho, não é o reino de Jesus. Enquanto aqui na terra, ele é simples e será até à consumação de todas as coisas. A glória mesmo, só no porvir, no céu, quando os resgatados do Senhor viverão em eterna glória. Que não nos confundamos com a simplicidade do Reino do nosso Senhor.

     O presente sermão foi proferido pelo Pr. Edson Rosendo, do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru, no domingo, Dia do Senhor, 06/09/2015 e foi baseado no Livro de João 12:12-19.

     Foi dividido em 3 pontos que respondem à seguinte pergunta:

     Como podemos enxergar as contradições em torno do Rei dos Reis?

          1 - Pela Recepção ao Rei (v.12 a 13):
               * Pela forma como Ele se encaminha para a cidade real;
               * Pela maneira como Ele é recebido.

          2 - Pela Simplicidade do Rei (v.14 a 18):
               * A profecia anunciava a sua simplicidade;
               * Os discípulos não entendiam essa simplicidade;
               * As multidões não enxergavam essa simplicidade.

          3 - Por Causa da Inveja Contra o Rei:
               * Os fariseus estão insatisfeitos consigo;
               * Os fariseus estão insatisfeitos com o povo.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Contrastes de Atitudes Para Com Deus - 30/08/2015

Atitudes Contrastantes Para Com Deus
     Os homens nunca estarão neutros com respeito a Deus: ou se postam de um lado ou de outro. Deus, na sua perfeição, não tolera a neutralidade, o “em cima do muro”. Ou a pessoa é quente ou fria. Quem com Ele não ajunta, espalha. O ‘centrista’ está na mais enganosa das posições, com relação a Ele. Deus aprecia saber quem são os seus, quem está do seu lado, quem é por Ele e pelo seu Reino. Assim, enquanto uns estão em comunhão com Ele, servindo-o fervorosamente, adorando-o de modo quebrantado, buscando-o intensamente a fim de ouvi-lo para crer, outros estão desprezando-o (mesmo estando numa igreja, fazendo parte da sua membresia), outros o roubam (por causa do egoísmo, da ganância, da avareza, do materialismo) e outros ainda o matam (ou pelo menos o fariam, se pudessem), bem como aos seus discípulos. São atitudes demasiadamente contrastantes, essas que os homens têm para com Deus. Todos eles são bem conhecidos, porque as suas posições são bem definidas. Porém, preocupante é a multidão dos que se dizem ser de deus, mas vivem no pecado, tendo-o como modo de vida, não se dispondo a largar suas transgressões contra a lei do Senhor. Esses abundam, tanto fora como dentro das igrejas. Esses não têm atitudes contrastantes, declaradamente, mas são os piores que há, por causa das máscaras que usam. Mas eles não perdem por esperar, pois Deus lhes conhece o coração perfeitamente, e eles terão sua parte junto com os malfeitores.

     Sermão proferido na Igreja Batista da Graça em Caruaru-PE, no domingo, Dia do Senhor, 30/08/2015, pelo Pr. Edson Rosendo, baseado no trecho bíblico do livro de João 12:1-11. O propósito desse sermão é mostrar que não há como ser indiferente diante de Jesus. Ou você está do lado de Jesus ou está contra Ele.

     Ele foi dividido em duas partes e ficou assim esquematizado:

     1) As Atitudes a Favor de Jesus:
          * A Gratidão de Simão e Lázaro;
          * O Serviço de Marta;
          * A Comunhão de Lázaro com Ele;
          * A Busca das Multidões Para o Ouvir;
          * A Adoração de Maria.

     2) As Atitudes Contra Jesus:
          * O Desprezo de Judas;
          * O Roubo de Judas;
          * A Sanha Assassina dos Religiosos.