domingo, 7 de agosto de 2016

Um Maravilhoso Sepultamento - 24/07/2016

     O presente sermão faz parte da série de sermões sistemáticos sobre o livro de João. O Pr. Edson Rosendo o proferiu do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru, no domingo, Dia do Senhor, 27/07/2016, foi baseado em João 19:38-42 e tem a seguinte divisão:

     I - O Pedido Para o Sepultamento
          * Feito por um crente novo;
          * Feito com instância;
          * Feito com sucesso;

     II - A Decência do Sepultamento
          * Envolvendo o corpo de Jesus de modo decente;
          * Ungindo o corpo de Jesus de modo decente;
          * Sepultando o corpo de Jesus de modo decente.
------------------
     Alguns aspectos culturais são distintos de uma cultura para outra, dependendo das regiões ou credos. Para a cultura indígena, por exemplo, o que caracteriza a aptidão da mulher para ser mãe são os aspectos biológicos (apenas). Para outras culturas ocidentais considera-se os aspectos biológicos, psicológicos, dentre outros. 
     O mesmo se dá com o sepultamento. Há países que adotam um estilo de funeral com choro, lamento e dor pela partida de alguém querido. Já outras culturas preferem usar o momento para recordar sobre como era boa a convivência com a pessoa velada, lembrando os bons momentos vividos. Um não é mais correto que o outro, são apenas aspectos culturais que marcam os povos.
     Jesus também teve um sepultamento quando viveu aqui na terra como homem. Independente dos aspectos culturais vigentes, não foi tido como indigente ou alguém que foi embora sem deixar de si saudades, mas foi honrado até mesmo na sua morte, pelos seus filhos. Isto aponta para a natureza da sua humildade: Ele deixou-se ser cuidado por pecadores, mesmo na sua morte; mesmo sendo um Deus santíssimo. 
     Ora, se manifestamos cuidados uns com os outros até mesmo por ocasião de sepultamento, quanto maior honra e glória não Lhe devemos em nosso cuidado diário, uns com os outros, como nos ordenou?!
Pr. Edson Rosendo
Igreja Batista da Graça em Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário